14.4.12

O Sonho da Felicidade

   
Os seres humanos sempre procuraram ser felizes, mesmo sem saber em que consiste isso. Uns dizem que a felicidade é sobrevalorizada, outros que nos torna mais seguros, criativos e saudáveis. Como alcançá-la?
Se perguntarmos às pessoas à nossa volta, a imensa maioria dirá que quer ser feliz. Não é de estranhar! Os motivos que nos levam a procurar a felicidade, consiste em nos sentirmos mais seguros, sermos mais divertidos e criativos, tomarmos decisões com maior facilidade, sermos mais altruístas, termos melhor saúde, etc.

Uma emoção dura apenas alguns segundos e, raramente ultrapassa um minuto. A felicidade é um estado que é muito mais duradouro, é mais importante do que a alegria.
Quando se está absorvido por uma actividade satisfatória, sente-se o tempo voar e chega-se a esquecer tudo o resto.

Normalmente nos preocupamos com aqueles que sofreram um problema ou quando estão tristes, do que com as pessoas felizes. Falamos mais dos que sofrem, dedicamos-lhes mais atenção, pensamos mais neles. Quando estamos deprimidos, parece que temos maior consciência da realidade e calculamos melhor as probabilidades de sofrer um acidente, de surgir um problema conjugal, de não passar num exame etc., essa atitude é pouco eficaz, porque nos desmotiva, aumenta o fracasso. Parece que para se ser feliz, há que ter um pouco de loucura, e pensar que o bem acontece com maior frequência do que se verifica na realidade.
Lumena Oliveira

O Que é Fé, O Que é Sentir Fé, O Que é Ter Fé?


 


Reflectir e sentir é ter Fé.
Ter Fé é dar quando não temos,
Ter Fé é acreditar quando se está na dúvida.
Ter Fé é levantar-se quando se cai.
Ter Fé é ver e ser positivo na vida.
Ter Fé é sorrir quando os dias se encontram nebulados.
Ter Fé é reagir como uma criança.

O problema deste mundo, é primeiramente a falta de Amor, Amor próprio e ao próximo, é a razão principal para a falta de Fé. Não só em Deus, ou numa força superior, ou numa energia que move toda a Natureza, todo o Cosmos, mas a falta em si mesmo, na vida e no outro. São as carências fundamentais do ser humano. A bondade, a gentileza e o amor são os factores básicos na vida de qualquer pessoa. É destes factores que estão em falta em muitas pessoas, é destes factores que falo em Fé, quando falo em Deus, ou quando falo em Amor. É isto que diferencia os bons dos maus, os certos dos errados, dos assassinos e covardes. Não é de roubar, enganar, matar e mentir para depois cair de joelhos numa qualquer Igreja. Isso tudo está errado, esses valores perdem-se no dia-a-dia. Diariamente seja na política, nas escolas, no trabalho e na sociedade, as pessoas estão a afastar-se de si mesmas, não percebem o amor próprio, como podem amar o próximo?! Quando eu tenho esse sentimento tudo flui melhor e faz toda a diferença. AMOR É FÉ.
 Lumena Oliveira