5.11.10

Valores Morais

 

Perdemos a Capacidade
de Perceber os Acontecimentos

A atitude destrói ou constrói uma vida inteira?
A atitude destrói ou constrói o sucesso?

Onde entra aqui o ser humano?

Algumas pessoas poderão discordar, porque a natureza humana deve ser de bem. Acreditamos que no interior de cada um de nós, na forma de ser, na forma de estar na sociedade, mas se pararmos para reflectir, sobre a vida do dia-a-dia, com amigos, com colegas, com a família, muitas vezes nos surpreendemos. No íntimo do coração, existe ofensas, intrigas, ciúmes, tratamentos desiguais, violência, inveja, assaltos, homicídios, violência no trânsito, violência doméstica, abusos sexuais, corrupção, e assim, podemos ferir profundamente a alma de um ser humano. Porque agem desta forma?

Proponho irmos mais fundo, relacionar a ordem dos valores à nossa capacidade de amar. Não será ela a nossa guia mais sábia para os nossos valores?

Para sermos um ser humano verdadeiro, precisamos de respeito, afecto e paz, muita paz.
Lumena Oliveira

10 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Lumena, é espantoso tanto o bem quanto o mal que somos capazes de realizar. Estou discutindo sobre o mal no meu blog sala do pensamento. Mas parece que não existe mesmo um mal encarnado ou uma natureza humana que já nasca corrupta e má. Tudo é aprendizado. Amar também se aprende. Valores também se aprende. Abraços

Lumena Oliveira disse...

Eduardo Medeiros,

Exactamente.
O ser humano é capaz de realizar as duas vertentes dos valores morais. Embora, que seja tudo aprendizado, se não tiver estrutura perfeita, ou seja, bondade, pureza, veracidade e humildade, o homem continua a perder a capacidade de ser natural. Perde um dos valores mais saudáveis, que é o caminho de aprender a estar em paz, diante de todas as adversidades, aprender a se amar.
Muitos dos problemas vêm da ausência de amor a si mesmas, daí guerras e ódios.

Vou à sala do pensamento.

Grata pelo comentário!

Abraços,
Lumena Oliveira

TK disse...

Oi querida, estou ausente por aqui!!
Mas sobre seu post, acho que falta em nós equanimidade, ou seja, ver a todos os seres como iguais,sejam eles amigos, inimigos, desconhecidos. Se conseguíssemos isso, seria realmente viver na paz...
Beijinhos.

Lumena Oliveira disse...

TK,

A tua ausência querida, está sempre presente, o que quero dizer que me lembro muito de ti.
Muito bonita a tua mensagem. Oiço algumas pessoas que dizem, que as Igrejas levam as pessoas a Deus, e outras que dizem, culpar a Deus pelas tragédias no mundo.
Todos somos iguais e a vida é uma grande escola espiritual e aprendemos todo o tempo, mesmo quando não temos consciência disso.
Para melhorar o mundo todos nós precisamos desenvolver a compaixão e sermos fraternos até com os inimigos. Falta-mos o sentimento de proximidade com os outros.
Quanto ódio e sentimentos negativos impera na natureza humana, o amor e a compaixão dentro de todos nós ainda são maiores.

Be:)inhos,
Lumena Oliveira

Graça Pereira disse...

Em nós, moram o dia e a noite, sem dúvida! Só a nossa capacidade de amar, a nossa estrutura baseada numa fé maior, moral e religiosa...consegue que o dia entre pela noite dentro!
Beijo
Graça

Edson Carmo disse...

Moralidade e imoralidade não são duas coisas diferentes. Moralidade e imoralidade são dois aspectos de um mesmo fenômeno social. Existem os fenômenos sociais e os fenômenos naturais. Assim, o que é natural no homem, não é a moralidade/imoralidade, mas a amoralidade. Moralidade e imoralidade são aprendizados. Amoralidade é a verdadeira natureza do ser humano. Fome, sede, sono..., nada disso é fenômeno social; tudo isso é fenômeno natural, porque nada disso precisa ser aprendido ou ensinado.

O ser humano precisa resgatar a amoralidade.

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Graça Pereira,

Maravilhoso comentário!
A capacidade de amar e a fé, preenchem a felicidade sem limites.

Grata!
Be:)o,
Lumena Oliveira

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

Sim, a natureza do homem é a amoralidade.

O fenómeno natural está intrínseco no ser humano, e o fenómeno social, de que o texto fala, (ofensas, intrigas, ciúmes, tratamentos desiguais, violência, inveja, assaltos, homicídios, violência no trânsito, violência doméstica, abusos sexuais, corrupção), como se lida com todas estas questões?

O que quero dizer é que não há misericórdia e compaixão na natureza humana.

Lumena Oliveira

She disse...

Querida Lumena, eu acredito que o respeito é a base sólida de qq relacionamento entre os humanos... Adorei o post! ;)
Bjo, bjo!
She

Lumena Oliveira disse...

Cantinho She,

Sim, essencialmente o respeito, querida She. Grata!

Be:)o, be:)o!
Lumena Oliveira