6.3.11

A Origem dos Pensamentos - 01



Os irmãos aqui presentes já me conhecem e, estou a trabalhar na seara do Senhor, a região do grande Mucuripi, mais precisamente no Castelo Encantado. Temos recebido a confiança de Deus e responsabilidade também, para trazer a Luz para aquela região, trazer a Luz para aquele povo que mora naquele lugar.
É sempre bom irmãos, andar noutros lugares, mesmo em lugares conhecidos e poder perceber que Deus tem providenciado essa luminosidade, não só em lugares específicos, mas em toda a nossa cidade, em todo o nosso estado, e até nos confins da terra.
Podemos ver no Versículo, que é o Versículo tão maravilhoso e mexe numa das coisas tão comuns, tão peculiares a cada um de nós e fala nos nossos pensamentos.
Eu pergunto: quem é que pensa?
Tenho a certeza que ninguém vai dizer: “Eu não penso, eu já tenho 30 anos de idade, ou mesmo 15 anos de idade e nunca pensei”, “eu não sei o que é pensar.”
Não! Todos pensam e todos agem segundo aquilo que pensam. A própria filosofia antiga e medieval e mesmo a moderna diz que o homem é aquilo que pensa e, é por isso que cada um de nós, somos diferentes. Alguns mais felizes porque pensam que têm motivos para sorrir, outros mais infelizes e tristes porque pensam que não têm motivos para estar a sorrir. Outros estão formados, porque pensam que a formatura vai mudar a sua qualidade de vida, vai trazer alguma coisa boa para a sua vida, outros ainda, pensam que o estudo procura o conhecimento que não é nada e não vale nada. Outras pessoas pensam que ter uma casa própria é algo melhor do que viver escravizado num aluguer, e batalham porque pensam que ter a sua propriedade vai trazer uma vida melhor para dentro de casa, vai trazer uma boa qualidade de vida. Outras pessoas pensam o contrário e nunca conseguem, mesmo tendo um potencial ainda maior do que aqueles que já conseguiram.
Tudo neste mundo circula em torno dos pensamentos, tudo que é produzido neste mundo é à base dos pensamentos e, o pensamento é a base da nossa acção e da nossa reacção.
Paulo diz no Versículo para os Filisteus: “Pensamento é um depósito e é isso que podemos perceber quando ele diz: “sejam o que ocupem lugar nos vossos pensamentos.” É como se os pensamentos fossem um compartimento, fossem um depósito, um compêndio, alguma coisa onde se coloca aquilo que ele tira e aquilo que ele não tira.
No texto de Paulo, ele pede para que nós coloquemos algo, armazenemos algo nesse depósito, nesse espaço vazio dentro de nós. Ele diz, tudo o que é verdadeiro.
No primeiro conselho de Paulo no final do Versículo, lemos da seguinte forma: "tudo o que é verdadeiro, e seja isso o que ocupe o vosso pensamento". Vamos por partes: nesse depósito o que é verdadeiro, o que estamos a levar para os nossos pensamentos, o que estamos a armazenar, o que estamos a fazer para que se ocupe o espaço no nosso pensamento.
Será que tudo é verdadeiro? Olhe para si, olhe para aquilo que leva para esse compartimento chamado pensamento e veja se tudo o que leva é verdadeiro. Pode até estar já a chegar a conclusões nesse momento e a dizer: “sim, muitas vezes eu levei para o meu pensamento algo fantasioso, algo que é ilusório, algo que é mentira, e sofri com isso, ofendi alguém com isso e me magoei, perdi metade da vida, regressei, retornei de uma caminhada por causa disso, que não é verdadeiro..." 

Continua...

Texto da palestra do amigo Edson Carmo 
Tradução para Português/Portugal de: Lumena Oliveira

14 comentários:

Edson Carmo disse...

Que bela iniciativa! Esses textos irão fazer com que as pessoas que por aqui passam, reflitam sobre e entendam a origem de seus pensamentos.

Parabéns Lumena! Um abraço e incentivos do amigo,

Edson Carmo

Especialmente Gaspas disse...

Excelente texto :) Gostei de ler as origens do pensamento :)

TK disse...

Querida amiga, quanto tempo não venho aqui no seu cantinho...

Belo texto o seu, ótima reflexão...nossos pensamentos são como macacos pulando de galho em galho, são idéias e percepções na maioria das vezes erroneas, são novelinhas que montamos e acreditamos e depois nos decepcionamos...

Beijos

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

Certamente este texto e mais outros que faltam levarão muitas pessoas a reflectirem sobre o tema crucial, que é a origem dos seus pensamentos.
Deixamos uma boa leitura para reflexão.

Um abraço da amiga,

Lumena Oliveira

Lumena Oliveira disse...

ESpeCiaLmente GaSPaS,

Grata! Gostei de saber que é útil a leitura! :)

Estive ausente uns meses, mas volto novamente a ser activa, a ser comentadora assídua e a publicar novos textos que estão pendentes.

Grata, pelo comentário.

Um Bem-Haja,

Lumena Oliveira

Lumena Oliveira disse...

TK,

Querida TK, gostei especialmente desta entrada: "nossos pensamentos são como macacos pulando de galho em galho". É verdade, os nossos pensamentos nunca estão num só "lugar", se movem consoante o nosso estado de espírito, e devemos colocar nele tudo o que é verdadeiro, tudo o que a nossa consciência nos faz perceber, entender, da melhor forma.

Beijos,

Lumena Oliveira

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Belissimo texto, como sempre.
Gosto de pensar e do resultado dos meus pensamentos.Como diz K. Gibran, "E o que são as épocas dos anos, senão os nossos próprios pensamentos em movimento"?
É este movimento que me torna "viva"!
Beijo amigo
Graça

Lumena Oliveira disse...

Graça Pereira, Querida

"E o que são as épocas dos anos, senão os nossos próprios pensamentos em movimento"?

Quando o homem se torna consciente dos seus pensamentos descobre que existe apenas a pura observação interior.

Mui grata querida!

Lumena Oliveira

Adh2BS disse...

Sobre pensar nunca pensei,
só achei que havia outro universo num lugar,
remoto, dentro de mim,
redondo como a cabeça,
como o mundo,
por isso engordei.

Sobre pensar só reparei
na voz e nas figuras projetadas por dentro
em minha testa,
assopradas, coloridas,
gritadas, esquecidas...

Sobre pensar eu só sei
que quanto mais vazio o lugar
não há nada de bom que o possa ocupar;
então de vez em quando eu o limpo
para o abandono espantar...

Adh

Lumena Oliveira disse...

Adh2bs,

Que lindo poema, amigo!

Abraços,

Lumena Oliveira

NOEMI disse...

texto maravilhoso!

Lumena Oliveira disse...

NOEMI,

Grata Noemi! É maravilhoso sim!

Lumena Oliveira

Edson Carmo disse...

Tem surpresa para você no meu blog – um selo de reconhecimento. Passa lá e pegue-o.

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

Grata Edson Carmo! Vou lá sim!

Abraços,
Lumena Oliveira