31.7.10

Viver o Momento


"Esqueça a Mágoa, Esqueça o Passado,
Esteja no Presente"

Quando nos sentimos incapazes de abandonar os factos do passado, ou de parar de nos preocuparmos com o futuro, lembro-me logo de uma história em que todos os elementos representam um significado mais profundo.

Um dia um homem encontrou um tigre feroz, e correu para um precipício, o tigre quase a alcançá-lo, ele agarrou-se a uma parreira com as duas mãos, descendo, e ao chegar ao meio do precipício olhou para cima viu o tigre com os dentes arreganhados, olhou para baixo, e viu outro tigre, a rugir à sua espera, acaba por ficar preso entre os dois.

Logo de seguida aparecem dois ratos, um branco e o outro preto, começaram a roer a parreira, tentou espantar os ratos, mas eles continuavam a roer a parreira, evidentemente que a parreira não iria suportar o seu peso. Naquele momento ele observa um morangueiro que cresce na parede do precipício, os morangos estavam maduros e com uma das mãos colheu um morango.

Ele pensou: com um tigre acima, outro abaixo, e com os ratos a continuar a roer a parreira, o homem comeu o morango deliciosamente.
Ele estava numa situação desesperada, mas nunca deixou de aproveitar e saborear o momento.

Esta história é sobre viver o momento.
No topo do precipício estava representado o passado, é onde o homem esteve e de onde ele vem.

A base do precipício representa o futuro. É uma terra desconhecida. O futuro contém todos os seus sonhos e medos, aspirações e desapontamentos, vitórias potenciais e possíveis fracassos.
Descer pela parreira para mais perto da base, é olhar para a frente e especular sobre o futuro.

O tigre na base representa para o homem, o perigo de ficar preocupado com o que está para vir, o que acontece com todos nós, de não mantermos a paz de espírito, não conseguimos dar o melhor de nós, ficamos tensos, e permitindo-nos que o tigre nos morda.
O tigre na base representa também a morte, porque nos espera no futuro, mais cedo ou mais tarde estaremos ao seu alcance.

A posição do homem entre os dois tigres representa o presente. O homem está suspenso no meio do precipício. Da mesma forma, vivemos suspensos entre o passado e o futuro.
O momento presente, o existencial é tudo o que podemos ter. Não se pode ter o passado e o futuro, um já passou e o outro está para vir. O presente está aqui e agora, incondicionalmente. Ninguém nos pode tirar, e só nós é que podemos decidir como usá-lo.

A parreira representa a vida no mundo material, da mesma forma que o homem a agarra com as duas mãos, apegamo-nos à vida física.
O homem mesmo ameaçado pelo tigre, não tem outra escolha senão descer, da mesma forma que quando nascemos não temos escolha, senão viver a vida de momento a momento. A parreira é um componente do ciclo da vida e da morte.

Os dois ratos representam a passagem no tempo. São branco e preto, simbolizam o dia e a noite, da mesma forma que o homem espanta os ratos, tentamos retardar o envelhecimento e evitar as doenças.

O morango representa a bem-aventurança, representa a energia e a vitalidade do momento presente. Está sempre aqui, sempre disponível.
Existe tanta beleza e tanta bondade em cada momento presente, pode-se dizer que o morango é incrivelmente delicioso.

Esta belíssima história, ensina-nos que quando temos dificuldade em viver o momento presente, apenas precisamos de nos perguntar:

Quais são os meus apegos?
Que apegos estou disposto a abandonar para viver a vida ao máximo?
Estou a aprender algo novo?

Logo, logo descobrirá que o presente, é um presente maravilhoso. É uma dádiva cheia de paz, é satisfação, é energia, é uma caixa de morangos deliciosos.

Tudo se resume a observar o que se está a fazer, no momento e único em que a vida realmente acontece, no Aqui e Agora.

Lumena

22.7.10

Satsang


Encontro Com a Verdade

Pergunta: Discípulo é o mesmo que disciplina?

Resposta: Sim, a palavra discípulo vem da mesma raiz da palavra disciplina. Portanto, discípulo é aquele que se entrega ao Mestre, que se torna disciplinado por Ele.

Para se compreender bem o que é Satsang, temos de entender que um discípulo quando se entrega, é centrado, é humilde, é receptivo, é aberto, está pronto, está alerta, que espera e é devoto.
Somente através da disciplina se torna discípulo, somente através do centramento se torna humilde, se torna receptivo, se torna vazio, no vazio do silêncio, no silêncio do seu coração, assim o Mestre o alcançará.

Na vida, o que realmente importa é se estamos abertos, receptivos para a verdade. A pessoa tem que ir além do corpo para conhecer o "Ser", a sua verdadeira essência. Mas, para além do corpo existe algo muito mais subtil e complicado: a mente. O corpo é a parte visível da mente e a mente a parte invisível do corpo. Então, um discípulo que é um ser disciplinado tem a mente ocupada em ouvir, em sentir, em aceitar em silêncio e o seu ser está em Satsang. O seu coração está aberto, e num nível profundo, o encontro acontece, esse encontro é Satsang.

É uma proximidade de confiança amorosa.
Estar numa profunda comunhão com Deus que se dá conta da verdade original de ser.


Através desse encontro, surge um acontecimento do ser divino que é percebido, uma paz inigualável. 
Assim, como uma chama que passa de uma vela para a outra, também a luz da consciência pode passar do Mestre para o discípulo, e ao estar perto da luz, disponível, aberto, isso acontece naturalmente.
 
Lumena

10.7.10

DESAFIO



Recebi um desafio do meu amigo Edson Carmo, do qual decidi aceitar. É um desafio para falar de mim mesma.
Visto ter aceite, vou "revelar" seis coisas de que muita gente não sabe sobre mim.

Este desafio para mim, depende de uma pergunta: com ou sem presença de um Ser? 

Eis aqui:

1 - Eu sou esta pessoa sentindo a presença de um Ser que me dá o significado da vida, sem Ele não sou esta pessoa. Tenho alegria e serenidade no coração, e mergulho com intensidade em plena consciência.

2 - Eu não tenho religião, mas sou religiosa, enalteço o que há dentro de mim, em todos os fundamentos para a verdadeira religião, aquela que une todas as almas, onde o amor se expressa.

3 - Crente? Crêr em quê? Não sou crente, sou simplesmente Cristã. Eu sigo os ideais de Jesus Cristo e o Seu exemplo. Ele é o meu Mestre.

4 - O que eu sinto não tem necessariamente que ter um nome. Deus para mim é uma Energia, Luz, o ar que respiro, a natureza, a força que move o mundo, o perdão, o sorriso, a paz, o amor. Deus está aqui explícito, para mim.

5 - Sou reflexiva, observo e reflicto. Tenho capacidade para olhar o presente, o momento presente, o agora. Entendo que tudo sou eu e que não há nada a separar a minha existência.

6 - Sou aquela que caminha em direcção a Casa.

Agora, tenho que desafiar outras seis pessoas a tentarem, se quiserem, realizar esta mesma tarefa:

1 - TK
2 - Eduardo Aleixo
3 - Juliana Carla
4 - Adhemar
5 - Rener Brito
6 - w.y.s.d.ॐ

Lumena

6.7.10

Selo Charme


Recebi este selo do amigo Abdoul Hakime, do blog http://aflordosul.blogspot.com/, dedicado a blogues que são charmosos. O amigo Hakime, por excelência, é uma pessoa com personalidade atraente, sincero, carismático, acima de tudo.

Charme é ser-se carismático. Abre todas as portas e não é um dom natural, como muitas pessoas pensam. É simplesmente uma habilidade como qualquer outra, que pode ser aprendida e desenvolvida. Uma pessoa charmosa é aquela que conversa e consegue aproximar os seus interlocutores, fazendo-os sentirem-se à vontade e entusiasmados, basta pequenos gestos, como olhar nos olhos, falar num tom harmonioso, sorrir, elogiar, e principalmente ouvir o que a outra pessoa tem para dizer.
Quem tem charme dá aquilo que as pessoas mais precisam: atenção e amor.

Vou mencionar alguns blogues, e peço desculpas de não poder mencionar outros tantos, não caberiam nesta página, o que quero dizer, que este selo serve para todos. :)

O observador - Edson Carmo, blog: http://edsoncarmo-amor.blogspot.com/
O reflexivo - Rener Brito, blog: http://renerbrito.blogspot.com/
A apaixonada - She, blog: http://sherimendonca.blogspot.com/
O poético - Eduardo Aleixo, blog: http://ealeixo.blogspot.com/
O filósofo - w.y.s.d.ॐ, blog: http://afilosofiamor.blogspot.com/
O bem-humorado criativo - tonhOliveira, blog: http://6vqcoisa.blogspot.com/
A artista - Elma Carneiro, blog: http://modernidadeartes.blogspot.com/
A criativa - Dark angel, blog: http://almadarkangel.blogspot.com/
A descontraída - Juliana Carla, blog: http://brailledalma.blogspot.com/
O detalhista - Eduardo Medeiros, blog: http://saladopensamento.blogspot.com/
O idealista - João Simões, blog: http://1-everything-for-everyone.blogspot.com/
O curioso - Adhemar, blog: http://adh2bs.blogspot.com/
A melancólica - Graça Pereira, blog: http://zambezianachuabo.blogspot.com/

Parabéns a todos e também para todos os visitantes.

A minha gratidão,
LUmeNA

2.7.10

O Pássaro de Fogo

Desenho: rogério f.

L`Oiseaux de Feu


Um ballet dedicado a Ygor Stravinsky (1882-1971).

O Pássaro de Fogo, é uma das peças consagradas de Igor Stravinsky. A história é baseada nos contos populares russos sobre o pássaro mágico brilhante, que passou a ser uma bênção como também uma perdição, para quem o captura.
É uma história oferecida para os jovens e para os mais velhos, em honra do amor e da liberdade.

Eis a belíssima história:

Num jardim havia muitas árvores, que durante todo o ano davam frutos encantados, as maravilhosas maçãs de ouro. Nesse jardim viviam algumas prisioneiras muito belas. Eram jovens raptadas e enfeitiçadas que o mago Katschei as mantinha ali para preencher o feudo com juventude e beleza.
Num lindo dia de sol o príncipe Yvan entra sem perceber no jardim e tem uma visão mais extraordinária que jamais teve. Observa um Pássaro de Fogo que fica atraído pelas maçãs de ouro. O príncipe consegue segurar o belo pássaro de plumas de ouro, avermelhado e brilhante. O pássaro fica assustado e implora para que o deixe em liberdade e, em troca oferece uma das suas plumas, que tinham o poder de proteger contra os feitiços.
O príncipe Yvan impressionado fica toda a noite perto do jardim e vê as princesas em liberdade e, é visto pela mais bonita das moças que timidamente se aproxima e conta a sua história.
Yvan se apaixona por ela, mas logo tem de deixá-la voltar, pois o dia amanhece, além disso, elas estavam proibidas de falar com estranhos, mas o príncipe inconformado segue-a e, a moça implora que não o faça dizendo ser perigoso desobedecer o mago.
Yvan muito triste finge aceitar o pedido da bela jovem, e é levado por um pequeno exército à presença do mago, que lhe lança os feitiços.
Ele, por sua vez lembrando-se da pluma encantada que o pássaro lhe tinha dado, agita a pluma em frente ao rosto do poderoso mago. Nesse momento o Pássaro Encantado reaparece em socorro ao príncipe e obriga o mago e os seus monstros a dançarem até cairem exaustos.

A imortalidade da alma estava trancada num grande ovo. Quebrando o ovo, o poderoso mago morre, o castelo desaparece e as princesas ficam livres novamente.

Eis porque a separação do corpo e da alma é a morte do homem em si, a descontinuação da sua existência, da sua existência como homem.
Lumena