2.6.10

A Raiz e os Frutos


Sem Som Não Há Palavras
Sem Pensamentos Não Há Mentes!


Pergunta: Qual a raiz e qual o fruto da palavra?

Resposta: A raiz é o som e o fruto é o pensamento.

O problema real está fora do nosso olhar: na raiz, no coração, na mente, na alma, e assim, ele deve ser tratado.
Uma fruta, uma maçã por exemplo, quando cai ao chão fica amolgada, mas esse facto não é observado no momento, mais tarde já na caixa junto com as outras, apodrece e contamina as outras frutas.

Assim acontece connosco: uma ferida não tratada provocará sofrimento em todo o corpo e quanto mais cedo for tratada, mais facilmente será curada.

Todos os dias podemos cultivar o fruto do espírito nos nossos corações. A forma como os nossos corações se encontram, depende sempre da forma como o cultivamos, pois sabemos que os espinhos podem estrangular a planta, e impede que a faça crescer.
As nossas emoções, desejos, vontades e pensamentos moram na nossa alma, também chamamos de mente. Essa mente sabe que não pode atingir o espírito que foi criado, então ela, a mente, ataca a alma, as emoções dos crentes desde o ventre materno até o momento da morte física.

Muitas pessoas vivem uma vida amarga, falam mal das outras pessoas, criticam tudo e todos; outros têm medos, traumas e complexos. Não conseguem crescer nas suas vidas materiais e espirituais, impedem o crescimento dos outros. Dos seus corações crescem verdadeiros espinhos. Cortar apenas os espinhos, ou apenas mudar as circunstâncias, não vai resolver a causa do problema que está no coração.

Muitas vezes não conseguimos perdoar as outras pessoas e isso nos leva à grande raiz de amargura, provocando-nos muitos males e até certas enfermidades como as doenças.
Num coração curado, sem raízes de amargura, o Mestre Cristo reina e exerce o controle total, e, em consequência, o fruto do Espírito fluirá em abundância, e muitos frutos serão colhidos, para o engrandecimento do nosso espírito.

Imaginemos a família a uma árvore, e consideremos que, a existência da árvore depende da raiz, e mantê-la durante muitos e muitos anos, mas também para que ela possa produzir bons frutos.

LUmeNA

10 comentários:

Edson Carmo disse...

Solo, raiz, árvore e fruto. Meio, som, indivíduo/pensamento e obra/ideologia. Fora de tudo isso ainda há o arrancar o fruto – o que fere a árvore.

Um belo post.

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Edson Carmo,

Excelente comentário, muito completo.
Perfeita visão analisada em situações de engrandecimento do espírito.

Grata muito grata.

Lumena

angela disse...

Bonito texto, cheio de bons frutos.
beijos

Lumena Oliveira disse...

angela,

Exactamente, é isso mesmo!
Grata pela colaboração.

Be:)os,
Lumena

Isa from Aveiro disse...

Olá mais uma vez um post magnifico e inspirador, não há duvida de que somos um todo e que absolutamente tudo está interligado.

Angélica disse...

Preciso de suas orações amiga.

Lumena Oliveira disse...

Isa from Aveiro,

Grata pela tua colaboração.

Sim, tudo está interligado, num mar de ondas cósmicas, de energias que se interpenetram e influenciam-se mutuamente.
Somos um todo, ligados numa reacção em cadeia, assim como a fé e o amor.

Be:)os,
LUmeNA

Lumena Oliveira disse...

Angélica,

Querida amiga,

Deus conhece o coração de cada um de nós.
Alguma vez já te perguntaste o que é orar? Orar não é pedir, orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo, é sentires a presença Dele na tua vida.
Inicia um exame de consciência para que se faça a Sua luz, nas tuas faltas. Procura um lugar tranquilo, medita e deixa o silêncio entrar na tua alma. Lembra-te que a alma precisa de ser sempre alimentada.
Se olhares para a tua vida e perceberes que o teu coração está como um deserto, a oração, vai florir as rosas mais belas no teu coração. Com isto, quero dizer que, faças o silêncio interior para poderes abrir a porta do teu coração, sentires felicidade, e amares incondicionalmente.

Be:)os da amiga,
LUmeNA

Adh2BS disse...

Bom dia LUmeNA.
E tal como uma árvore que dá sombra e frutos, precisa de cuidados, carinhosos, atentos, acompanhados de orações e fé que nos ligam com Deus - pois a família é a suprema criação d'Ele.
Abção, ótima semana!
Adh

Lumena Oliveira disse...

Adh2bs,

Bom dia Adhemar!

Sim, tudo em oração e fé, temos bons frutos.

Grata pela tua colaboração.

Boa semana Adhemar!

LUmeNA